Quando você se cura e ajuda os outros a se curar, você cura a Terra. Você faz a diferença.



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Namastê

                                                                           
A palavra Namaste (pronuncia-se namastê) é oriunda da junção das palavras sânscritas namas que significa saudação, reverências, e te que significa para ti ou para você.
Essa expressão é utilizada na Índia como uma forma de cumprimento, como um “olá”, assim como o “Namaskar”, uma maneira mais formal de cumprimento, que também é bastante utilizado. Acompanhando essa expressão, temos o gesto conhecido como Anjali Mudrá e também como Pronam ou Pranama Mudrá, que consiste em unir as palmas das mãos em frente ao peito, inclinando levemente a cabeça. No Ocidente, essa forma de cumprimento tornou-se muito popular no meio do Yoga e já teve várias interpretações e traduções, vejamos algumas:- “
O divino que há em mim saúda o divino que há em você” ou “o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.” -“Que esse gesto simboliza que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com o Dharma.”-“Que é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo material e simboliza um esforço interno para trazer essas duas forças unidas em equilíbrio.”- “Que simboliza a luz do coração, que não somente irradia para o próximo, mas também fortalece o contato com próprio Eu Divino, a nossa centelha divina, o Paramatma, ou seja, Deus em nossos corações.” para saudar alguém pode ser um simples “oi” ou todas as outras opções e isso só vai depender da disposição interna de quem o faz. Quase tudo na cultura indiana tem muitos significados, que se sobrepõe, tendo a profundidade que se quiser colocar ou conseguir enxergar. Podemos transformar toda a nossa vida em uma sucessão de gestos e atividades banais e desprovidos de significado, ou podemos torná-la sagrada, repleta de energia de criatividade, de amor, de energia verdadeiramente Divina. E isso pouco tem a ver com resultados, reconhecimento ou sucesso. Tem muito mais a ver com o despertar de sentimentos de amor, de respeito e de reverência dentro de cada um de nós. Tem a ver com o reconhecimento de que o outro (muito embora não seja como eu quero que ele seja) é um ser como eu, e que merece o mesmo respeito que eu quero para mim. E o despertar desses sentimentos pode ser feito de início através de pequenos gestos como esse: unir as palmas das mãos em frente ao peito e tentar, mesmo que por alguns segundos, perceber ou imaginar que o outro não é diferente de mim, que viemos e somos feitos da mesma energia, que embora pareçamos separados do resto do Universo, não o somos. As mudanças internas começam com pequenas atitudes como essa. Segundo o Ayurveda, para sairmos do estado de doença, precisamos cuidar de nossas mentes. Precisamos substituir os condicionamentos nocivos, que nos levam a desenvolver hábitos que geram os mais diversos desiquilíbrios. A princípio pode parecer apenas um gesto como outro qualquer, mas se você pensar a respeito de seu profundo significado e experimentar faze-lo com essa idéia, sua mente vai se modificando, entrando em uma vibração elevada de respeito e reverência, não apenas à pessoa que está a sua frente, mas reverência à vida como um todo. Unir as mãos em frente ao peito é um gesto muito bonito. O sentimento de união é um sentimento muito profundo e elevado, mas nem sempre fácil. Estamos mais acostumados à idéia de individualidade exacerbada, separação e auto-preservação paranóica. A auto-preservação é saudável quando em equilíbrio, aliás, como tudo na vida. E a idéia da separação gera o medo, que gera a violência.


Dez dedos unidos no Namastê:
O número dez é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito.
Os dez mandamentos.
As dez emanações da Árvore da Vida.
Os dez vértices da estrela de Pitágoras.
A Parábola dos Dez Talentos (Mt,25).
Toda a criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos:
Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria, Severidade.
Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser Humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.
Deus está em tudo, em cada um de nós, e qualquer dissociação da imagem do Divino da nossa é inútil.
Ao fazer Namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado. Indissociáveis e iguais.
                             “Saúdo você, de coração”                                                        
Imagem internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário