Quando você se cura e ajuda os outros a se curar, você cura a Terra. Você faz a diferença.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arcanjo Miguel

                          
             O Arcanjo Miguel e o maior reduto do seu Culto no Ocidente.
O Arcanjo Miguel vem sendo durante séculos a mais adorada figura da Legião Angélica. A origem desta adoração nos leva aos Judeus da Antiguidade. Ali aparece como um ser que ajudou Jeová no desenvolvimento da raça semita original. Aparece também nas crenças dos Judeus cabalísticos, aqueles que atuavam fora das limitações impostas pelo Sinédrio oficial de Jerusalém, em sua “Árvore da Vida,” como a força “Hod” de severidade e prudência.
Chegou ao Ocidente através dos conquistadores do império romano que ocuparam a Judéia, segundo o costume dos romanos de assimilarem a cultura dos seus vencidos. Mais tarde, seu culto foi introduzido no Cristianismo que nascia em Roma.
Na tradição de vários povos, sua figura é apresentada por três títulos e energias: a) O príncipe das Legiões Celestes; b) O pesador de almas; c) O Guerreiro.
Como “Príncipe das Legiões” ele faz parte da hierarquia angélica “Principados” com que os judeus antigos já dividiam a legião dos anjos. O “Pesador de Almas” será uma referência á recepção ás pessoas falecidas, para ajudá-las á entrada para o outro plano de vida, a além morte. Assim, em meio a desencarnados, aparecerá em quadros antigos e medievais, a figura do “Guerreiro” indica a sua luta contra o mal. É como “Guerreiro” que inibe os nossos impulsos mais instintivos, mais violentos, mata o dragão da licenciosidade, impõem limitações ás nossas decisões insensatas.
Este Arcanjo sempre foi visto pelo judeu esotérico como aquele ser capaz de trazer a energia divina, que corta o mal com a maior rapidez.
Em cada uma de suas três representações, traz um símbolo. Como príncipe trará a coroa, a espada, ou um cetro de poder. Como pesador seu símbolo é a balança. Como guerreiro terá o dragão a seus pés, morto por sua espada. Estes símbolos sempre foram usados pelos devotos como uma imagem mental, um recurso para atração das forças que ele pode nos oferecer. Muitos povos usaram esta força angélica dando-lhe, porém, nomes diferentes. Encontramos no Egito a Figura do deus Thot que era ali também o grande “Pesador de almas,” que aguardava os mortos do Tribunal pós-morte de Osíris. Era o auxiliar do deus supremo egípcio. Julgava a bondade no coração dos desencarnados, pondo-os sobre uma balança. O pesador era rigoroso que o coração de um falecido só era dado como isento de erros se pesasse o mesmo que uma pena, colocada num dos pratos da balança.
Hoje, muitas escolas esotéricas, que mantêm o culto, o vêem como aquele ser que nos após-morte ajuda os desencarnados, a fazerem a “Leitura do livro da Vida,” isto é uma avaliação dos atos praticados na existência que acabou de deixar, o que, afinal, guarda o mesmo sentido do antigo tribunal de Osíris.
No Antigo Testamento, fala-se também que no dia do Juízo Final será ele a figura que atuará no julgamento dos nossos erros.
Já Grécia, ele era Mercúrio, o “Mensageiro dos Deuses,” que surgia sempre com rapidez nos momentos necessários, com asas nos pés, para equilibrar a licenciosidade do devoto onde quer que estivesse. Trazia nas mãos o “Caduceu” (uma vara com duas serpentes entrelaçadas,) símbolo do equilíbrio que trazia. Já os celtas da Gália, antiga França, o chamavam de Lug, o guerreiro celeste. O deus Lug celta tinha também como imagem mágica, a espada e seu santuário era o Mont Tombe (ou da Tumba) porque ali lug  recebia os desencarnados. Hoje é o atual “Monte São Miguel.
 
São Miguel Arcanjo
Com tua Luz, Iluminai-nos!
Com tuas Asas, protegei-nos!
Com tua espada, defendei-nos!
Agora e sempre.

Postado por Inez Andrade
Figura-retirada da internet






2 comentários:

  1. A imagem do Anjo-Guerreiro, São Miguel Arcanjo, quando projetada no interior do nosso ser, pode ajudar a nos libertar das trevas. Príncipe das Milícias Celestes, Arcanjo Miguel, é a Luz que nos faz fortes para enfrentarmos a batalha contra injustiças e medos. Invoquemos o Príncipe dos Céus, protetor das Almas!
    Que a Luz vença sempre!
    Parabéns, meninas, pelo BLOG!
    MARAVILHOSO!

    ResponderExcluir
  2. São Miguel Arcanjo
    Com tua luz, iluminai-nos
    Com tuas asas, protegei-nos
    Com tua espada, defendei-nos
    Agora e sempre.

    Preciso dizer mais alguma coisa ???????????

    ResponderExcluir