Quando você se cura e ajuda os outros a se curar, você cura a Terra. Você faz a diferença.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A energia da Lua cheia sobre a Mulher

                                           
Desde a antiguidade a Lua tem sido venerada como personificação do principio divino feminino. Os cultos da Grande Mãe originaram-se na Era de Câncer (8.600ac) e no decorrer dos Milênios várias culturas e civilizações Veneraram Deusas Lunares conhecidas sob diversos nomes e representações, de acordo com o país de origem. (Os estudos das antigas tradições e mitologias revelam que a interpretação da Grande Mãe como uma Deusa tríplice (Donzela, Mãe, Anciã) foi baseada no ciclo das fazes da Lua Crescente, Cheia, Minguante). Desde a antiga Babilônia três era o número sagrado simbolizando inicio meio e fim, nascimento, crescimento, morte, infância, idade adulta, velhice, corpo, mente, espírito, pai, mãe e filho. Como símbolo do principio feminino a lua representa os estados da alma, os valores do inconsciente, as emoções e o psiquismo a receptividade, sensitividade, fertilidade, inspiração e o psiquismo, a sensitividade, fertilidade, inspiração e intuição. As faces lunares caracterizam aspectos psicológicos e estágios de transformação que acompanham a trajetória mensal e anual da vida da mulher. A Lua influência o desenvolvimento e o crescimento das plantas, os movimentos das marés e dos fluidos corporais, o ciclo menstrual, a concepção, geração e nascimento de todos os seres vivos. Ao longo da história a lua e as suas faces mutáveis têm sido o foco central de cultos e rituais, fonte de inspiração para os músicos, poetas e trovadores, origem primordial dos calendários (baseados nos ciclos menstruais da mulher) marcador do tempo certo para atividades agrícolas, considerada um dos luminares da astrologia, juntamente com o sol e assunto de inúmeras pesquisas e explorações cientificas e tecnológicas atuais. Á medida que as culturas antigas matrifocais centradas na Deusa e dos valores por ela representados foram desaparecendo e sendo substituídas por hierarquias e estruturais patriarcais, o principio lunar feminino foi sendo sobrepujado pelo principio Solar masculino. A lua passou a ter conotações sombrias ligadas aos aspectos instintivos, inconscientes e ocultos do ser humano, um sinônimo de inconstância e instabilidade emocional feminino e de práticas mágicas e atividades ocultas. No entanto, as últimas décadas do século xx têm trazido uma mudança cada vez mais acentuada nos conceitos e nas escalas de valores da humanidade. Aumentou a busca para o conhecimento e transformação interior, para integração com a natureza com os seus elementos e seres, para a expansão da consciência e a realização espiritual ressurgiram as antigas tradições práticas e conhecimentos esotéricos e dimensão mágica e oculta da Deusa Lua, sendo reativada no mundo inteiro pelos movimentos esotéricos, ocultistas, feministas e ecológicos. A Deusa está se tornando cada vez mais presente no nosso mundo e a conexão com os atributos e significados lunares contribuem para criar um canal de recepção e difusão da sua energia inspiradora, e transformadora.
   A lua rege a intuição, a memória, a relação com a mãe, os comportamentos familiares, os hábitos tanto bons quanto aos maus a expressão da feminilidade e o padrão emocional.
    Ao observarmos as fases lunares e suas influências sobre nosso comportamento, saúde, humor, sensibilidade, sexualidade, apetite, compulsões, pode se tornar-se um auxiliar precioso para detectar e evitar atitudes instintivas reações exageradas ou hábitos perniciosos. A lua exerce sobre nós mulheres uma influência determinante na nossa constituição física e emocional, nos ciclos biológicos e hormonais, no  equilíbrio psíquico e mental.Dezenas de estudos médicos e de estatísticas comprovam o aumento de estresse emocional durante a lua cheia e nova, levando o aumento de internações psiquiátricas,violências, acidentes,crimes e suicídios. As meditações em grupo, na lua nova e principalmente  na cheia, são recursos simples e práticos para equilibrar e reintegrar os hemisférios e equilibrar  a polaridade Soli-lunar, por todo o mundo centenas de grupos espiritualistas, escolas ocultistas, organizações ecos-feministas recomendam a realização de meditações lunares.
 Durante a Lua Cheia nossa psique se abre mais facilmente para as energias cósmicas espirituais, amplificadas pelo magnetismo lunar.
A energia da lua cheia é perfeita para manifestar idéias, concretizar objetivos expandir intenções e contatar a Deusa interior  reafirmando assim as ligação ancestral e espiritual com a Lua, eterna governanta do corpo feminino.

            Hoje o meu dia terá a estabilidade da Terra,
           A presteza do Vento
           A profundidade do Mar
           O calor do Fogo
           A Luz do Sol
           O brilho da Lua.
           Que assim seja e assim o Será.

Inêz S. Andrade
Imagem Internt

Nenhum comentário:

Postar um comentário